A Sabedoria de Jesus 8

14/04/2014 00:13

A Sabedoria de Jesus

V.12 - No dia seguinte, quando saíram de Betânia, teve fome.
V.13 - E, vendo de longe uma figueira com folhas, foi ver se nela, porventura, acharia alguma coisa. Aproximando-se dela, nada achou, senão folhas; porque não era tempo de figos.
V.14 – Então, lhe disse Jesus: Nunca jamais coma alguém fruto de ti! E seus discípulos ouviram isto. 

 

 

Gn: cap.1 vs.: 10 a 12

 

“E chamou Deus á porção seca :Terra. E ao ajuntamento de a águas Mares.”

“E disse Deus: Produza a terra, erva verde, erva que tenha semente, árvore frutífera que de frutos e segundo sua espécie e cuja semente esteja nela sobre a terra. E assim foi.

“E a terra produziu erva, erva dando semente segundo sua espécie e árvore frutífera segundo sua espécie e cuja semente esteja nela sobre a terra. E viu Deus que isto era bom.

Gn.: cap. 1 vs.:

A partir deste capítulo , Deus cria os almas viventes, segundo sua espécie, gado, aves, répteis e bestas feras.

Depois Ele cria o homem:

“vs 26 -Façamos o homem á nossa imagem, conforme a nossa semelhança, e que domine sobre todo peixe, sobre toda ave, sobre todo réptil e sobre toda erva que está sobre a terra.

E macho e fêmea os criou.”

vs 29.: E disse Deus: Eis que dou a vocês todas as plantas que nascem sobre toda a terra e produzem sementes. Elas servirão a vocês como alimentos”

“ vs 30.: E dou todos os vegetais como alimento a tudo que tem o fôlego de vida em si : a todos grandes animais da terra, a todas as aves do céu e a todo animal que se move rente ao chão em toda ao chão. E assim foi.

 

Deus após a criação da terra , criou as ervas e as árvores frutíferas, para que servissem de alimento ao homem sua maior criação e o regente da terra. Elas haveriam de prover alimento ao homem, sempre que ele precisasse.

Ao sair de da cidade de Bethânia, Jesus sentiu fome. Ele sabia que não era tempo da figueira frutificar, mas para alimentá-lo a árvore deveria se esforçar a produzir pelo menos um figo. Mostrando que reconhecia a soberania divina de Jesus. Afinal ela também era obra da criação de seu Pai. E por se negar, Jesus determinou que ninguém jamais comeria fruto dela novamente.

E seus discípulos ouviram isto.

 

Jesus está voltando. Já está deixando sua cidade majestosa no céu, para retornar e buscar sua igreja. Ele está vendo muitos cristãos plantados no seu evangelho, mas sem frutos sendo produzidos. Sua aparência é de uma árvore onde os aflitos podem se acolher á sua sombra e serem saciados. Mas com o tempo os frutos não aparecem e os necessitados, decepciona-dos, saem de volta para as aflições achando que a culpa é deles e não da árvore infrutífera onde se apoiaram. O Mestre está ás portas e irá procurar todas estas figueiras, dando-lhes tempo de produzirem frutos de arrependimento e de boas obras.

Posicionam-se em locais (igrejas, púlpitos, mídia) para serem vistos pelos homens, e serem acolhidos como provedores do pão que sacia a fome espiritual.

Sobre eles, Jesus já advertiu-” Na cadeira de Moisés estão assentados os escribas e os fariseus. Façais o que eles mandam, mas não praticais o que eles praticam. Porque não praticavam o que pregavam e que a palavra de Deus mandava. Ou seja eram figueiras frondosas, mas estéreis. Não produziam o fruto da boa obra. E ainda exploravam o povo.

 

Amados, sejamos a boa árvore. Aquela que Jesus disse: _”Não fostes vós que me escolhestes, (para que não nos julguemos especiais), mas eu vos escolhi, para vás e deis frutos.

 

Jesus quer realizar a boa obra em nossa vida mas para isso é preciso que o recebamos dentro de nós. Não como um curador, fazedor dos milagres, mas principalmente como Salvador de nossas almas. Ainda que viemos a perecer no meio do caminho, nossa parte no seu Reino estará certa.

Assim como os discípulos estamos cientes da necessidade, do comprometimento de nos esforçarmos para produzir os bons frutos em todo lugar e a todo momento, não importa a ocasião.

Muitos apregoam a divindade de Jesus, a maioria não quer tirar de dentro de si, as forças necessárias para ser o apoio que o Senhor quer de nós. Na passagem do Sermão do Monte, a multidão teve fome e Jesus disse aos discípulos: _”Dai-lhes vós o que de comer!” Ou seja : Esforçai-vos para vós multiplicar o pão que conseguirdes na multidão. Mas como ainda não a hora dos discípulos assim procederem, Jesus de si mostrou que mesmo onde parece impossível de se tirar alimento, a fé no seu nome pode realizar este impossível.

 

Jesus está retornando. Que sejamos a boa árvore no seu caminho de retorno, e assim participamos do banquete preparado por Ele e para nós ao seu lado.

 

Maranta! Ora vem senhor Jesus!

AMÈM